Santa Casa de Misericórdia de Itajubá
Av. Cesário Alvim, 632, Varginha, Itajubá - MG Cep. 37501-059
Serviços e Informações:
(35) 3629-5600
O I Simpósio de Segurança do Paciente da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá, ocorrido na Faculdade Wenceslau Braz, no último dia 14, promovido pelo Núcleo de Segurança do Paciente da Instituição, trouxe importantes contribuições para os participantes da área da saúde, atuantes em ambiente hospitalar. A abertura e a primeira palestra foram ministradas pela Superintendente da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá, Renata Rennê Ribeiro Finamor Alvarenga, Especialista em Gestão Hospitalar e Empresarial, onde atua na área de saúde há 18 anos. Foi falado em sua apresentação sobre a história da Infecção x Segurança do Paciente na Enfermagem desde os primórdios.
Já a segunda palestra foi sobre o Case: Núcleo de Segurança do Paciente, ministrada pela Enfermeira Blenda Caroline Bernardo, Especialista em Urgência e Emergência, responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente e Educação Permanente da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá. A mesma explicou sobre o funcionamento de um Núcleo de Segurança dentro do ambiente hospitalar e também sobre as 6 metas Internacionais de Segurança do Paciente.
Em seguida, tivemos a brilhante palestra com o tema Atuação da Enfermagem na Segurança do Paciente, ministrada pela Enfermeira Claudia Vallone, Mestre em Ciências da Saúde e Doenças Infecto-contagiosas, com 32 anos de experiência no Hospital Albert Einstein, atuando como Enfermeira Consultora de CCIH e Educação Continuada. Foram evidenciados em sua apresentação os pontos da atuação da enfermagem, que podem melhorar para que não se coloque em risco a segurança do paciente.
Os problemas em relação à segurança do paciente vão além dos erros. Danos à saúde podem vir do próprio tratamento, porém, existem situações que são evitáveis e outras que são inerentes. Precisamos estar preparados. Temos que conhecer os riscos, aprofundar no conhecimento e, a partir disso, conseguimos prevenir.
Agradecemos os todos participantes da cidade de Itajubá, onde contamos com a presença da enfermeira do CEAM, enfermeira da UNIMED, professoras da Faculdade Wenceslau Braz, profissionais de área de saúde da Nossa Santa Casa e também tivemos a honra de receber profissionais da área de saúde das cidades: Caldas, Lorena, Ouro Fino, Paraisópolis, Pouso Alegre e Três Pontas.
Agradecemos o apoio e a parceria de todos que trabalharam para a concretização desse Simpósio. Nosso muito obrigado!