Santa Casa de Misericórdia de Itajubá

Av. Cesário Alvim, 632, Varginha, Itajubá - MG Cep. 37501-059

SAIBA COMO CHEGAR

Serviços e Informações:

(35) 3629-5600

Equipe de Ortopedia da Nossa Santa Casa realiza cirurgia de ARTROPLASTIA UNICOMPARTIMENTAL INTERNA

No último dia 26 de outubro de 2020, a Santa Casa de Misericórdia de Itajubá, realizou a primeira cirurgia de ARTROPLASTIA UNICOMPARTIMENTAL INTERNA, modelo OXFORD de 3ª. geração, modelo esse já com cerca de 40 anos de follow up na Europa.

    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Através de uma nova equipe de ortopedistas que acreditando no esforço da Santa Casa de oferecer uma medicina com uma nova roupagem, mais humana, atual, alinhada com o que existe de mais  moderno, e ainda, acreditando naquele ditado que a união faz a força, se dispuseram a trabalhar com afinco trazendo novas tecnologias, ciurgias de alta complexidade, para fortalecer o nome da Instituição.

 

Essa mesma equipe de fora, que agora também pertence à família da Santa Casa de Misericórdia, é quem realizou esse procedimento, e muitos outros que já estão sendo realizados a cerca de dois meses.

 

Trata-se de cirurgia onde é substituído um dos lados do joelho (medial ou lateral), com uma prótese pequena, através de um acesso minimamente invasivo.

 

Por ser uma cirurgia de menor porte, menos agressiva, incisão menor, se torna possível uma recuperação muito mais rápida, uma hospitalização de apenas um dia, e início precoce de marcha.

 

Tal procedimento já é realizado há muitos anos em diversos países da Europa, nos EUA, Japão, etc. tendo chegado de vez ao nosso país há poucos anos.

 

Sua melhor indicação é para aqueles pacientes que apresentam osteoartite (desgaste) principalmente no lado de dentro do joelho (medial). Embora pacientes que apresentam desgaste localizado no lado de fora do joelho (joelho valgo, “para dentro”) também possam se beneficiar desse procedimento.

 

A osteoartrite antero medial é uma condição clínica em que existe um desgaste, às vezes precoce, primário ou secundário do compartimento medial do joelho, acarretando muita dor no lado medial do joelho, limitação da capacidade de marcha, da qualidade de vida e na prática de exercícios físicos. Existe uma redução do espaço articular medial entre o fêmur e a tíbia, com sobrecarga mecânica do mesmo, que com o tempo, vai progredindo e devido ao desequilíbrio das cargas aplicadas sobre o joelho, acarretam secundariamente desgaste nos demais compartimentos (lateral e femoro patelar).

 

Pode se primária ou secundária, tendo um leque enorme de fatores desencadeantes. Genética, pós cirurgia de retirada de menisco (muito comum no passado quando se retirava todo menisco medial por via aberta), mesmo menissectomias por vídeo artroscopia podem acabar desenvolvendo tal condição. Outras causas, tais como pós trauma, doenças metabólicas, sobre peso, necrose do côndilo medial do fêmur, também estão na lista de podem desencadear essa condição.

A close up of foodDescription automatically generatedAté a alguns anos atrás, havia algumas soluções para tal problema. Em pacientes jovens sem desgaste importante no lado medial do joelho, as cirurgias de realinhamento do eixo do joelho (osteotomias valgizantes), e em alguns casos, a prótese total de joelho, onde se substituía toda a articulação do joelho era a preferência, e ainda hoje são muito utilizadas. Entretando, a experiência com essa nova prótese unicompartimental em nosso meio ainda é pequena. E certamente com o tempo será ampliada e muito mais divulgada e realizada nos nossos pacientes.

 

A experiência de quase 40 anos de uso de um modelo de prótese unicompartimental desenvolvido na cidade de Oxford na Inglaterra, mostrou que o implante desse modelo em casos bem selecionados de osteoartrite no lado medial do joelho poderia retardar de maneira significativa o aparecimento da osteoartrite nos demais compartimentos (lateral e femoro patelar), uma vez corrigida a doença no lado medial do joelho. Estudos com seguimentos de mais de 25 anos em pacientes operados com esse modelo de prótese mostram resultados tão bons e mesmo em algumas séries, superando os resultados de próteses totais de joelho, indicadas e realizadas em pacientes com a mesma indicação de osteoartrite medial, com a vantagem de ser um procedimento que permite maior liberdade de movimento do joelho, menor agressividade e maior grau de satisfação.

 

Não é uma cirurgia para “qualquer tipo de artrose no joelho”. Existem critérios clínicos bem estabelecidos para que o candidato a esse procedimento possa se beneficiar desse procedimento. Também não é uma prótese que veio substituir a prótese total de joelho. É apenas mais uma opção disponível ao cirurgião moderno, para tratar alguns casos de osteoartrite no joelho, com resultados muito satisfatórios, menos custos de hospitalização, menos dor e maior rapidez na recuperação da cirurgia.

 

Graças aos avanços tecnológicos os procedimentos de artroplastia de joelho estão sendo realizados em países mais desenvolvidos já com robôs. A chamada cirurgia robótica. Além dela, o cirurgião ainda conta com as cirurgias assistidas ou navegadas por computador, onde sensores de infravermelho, instalados no paciente próximo do joelho a ser operado, transmitem informações a um computador instalado na sala de cirurgia que reconstrói volumetricamente em 3D, a cores, o joelho do paciente, fornecendo ao cirurgião todas as informações necessárias para um posicionamento ótimo dos implantes (prótese).

 

A Santa Casa de Misericórdia de Itajuba, coloca à disposição de seus pacientes, essa nova opção de tratamento, bem como outras cirurgias de alta complexidade como suturas de menisco, reconstrução ligamentar de joelho, vídeo artroscopias de ombro, artroplastias reversas de ombro e artroplastias de  quadril. Uma nova equipe de ortopedistas está se formando para somar esforços à Santa Casa, oferecendo a seus clientes o que há de mais moderno, na área da ortopedia e medicina esportiva.

                                                                  

 

 

 

Fonte: em 01/12/2020.
Outras NotÍcias

CERTIFICAÇÃO ONA - NÍVEL 1


A NOSSA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE ITAJUBÁ RECEBE DA ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO – ONA A CERTIFICAÇÃO NÍVEL 1.

HOMENAGEM DR. GASPAR LISBOA E DR. XAVIER LISBOA


Na manhã do dia 18 de Outubro, Dia do Médico, foi reinaugurada a Sala 1 do Nosso Centro Cirúrgico, totalmente reformada e batizada com o nome do Ilustre Médico, o Senhor Dr. Gaspar Lisboa, avô dos queridos médicos Dr. Nilson Lisboa Mafra e Dra. Lélia Regina Lisboa Rizzi Donato.

Projeto Árvore da Vida


A chegada de um filho é um momento único, que envolve sentimentos e emoções marcantes

Edital de capacitacao em Cirurgia Geral


Edital de Regulamentação para seleção de candidatos em regime de Treinamento em Cirurgia Geral - CBC - na Santa Casa de Misericórdia de Itajubá - Ano 2021

PROJETO UTI SANTA CASA


Diante da crise que assola o nosso país, a Nossa Santa Casa apresenta a todos municípios de Itajubá e região, sobre o Projeto da Nossa Nova UTI. Temos uma estrutura física pronta que contempla um andar inteiro do nosso prédio de Internação. Esta área foi finalizada em Dezembro de 2019, através de emenda parlamentar, porém, a verba foi somente para estrutura física, portanto, estamos em busca de recurso para adquirir os equipamentos e credenciar 20 novos leitos de UTI e disponibilizá-los à população.

Nossa Santa Casa realiza treinamento aos colaboradores sobre Brigada de Incêndio


Na semana do dia 25 de Novembro, foi ministrado para os colaboradores da Nossa Santa Casa de Misericórdia de Itajubá, treinamento para os futuros Brigadistas.

Santa Casa recebe duas emendas parlamentares


No dia 16 de Outubro, da Prefeitura de Itajubá, duas emendas parlamentares que foram indicadas para a nossa instituição, uma no valor de Cem mil reais do Deputado Aelton Freitas e outra no valor de Quinhentos mil reais do Deputado Federal Odair Cunha.

Doação de Sangue


No dia 15 de Outubro, as Colaboradoras da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá, Katiany Ribeiro, Brena Kato, Blenda Bernardo e a estagiária da Agência Transfusional Isabelly, foram até Pouso Alegre no Hemominas para doação de Sangue.

Café da manhã - Dia do Médico


No dia 18 de Outubro a Santa Casa com apoio da Lanchonete Santa Casa by Gorgulho e de outros patrocinadores...

Campanha Outubro Rosa


Nos últimos dias, a Fundação Dr Gaspar Lisboa - Fugali da Nossa Santa Casa, realizou a sensibilização da Campanha Outubro Rosa

I Simpósio de Segurança do Paciente da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá


O I Simpósio de Segurança do Paciente da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá, ocorrido na Faculdade Wenceslau Braz, no último dia 14, promovido pelo Núcleo de Segurança do Paciente da Instituição, trouxe importantes contribuições para os participantes da área da saúde, atuantes em ambiente hospitalar.

PARCERIA PARA REFORMA DAS NOSSAS POLTRONAS


Agradecemos o apoio da contadora Elaine Guimarães, da Alpes Contabilidade...

Festa da Nossa Santa Casa em Comemoração ao Aniversário do SASB


No dia 09 de Dezembro, aconteceu no Parque de Exposições Aureliano Chaves, em Itajubá, a grande festa da Nossa Santa Casa em comemoração ao Aniversário do SASB (Serviço de Assistência à Saúde Beneficente).

Fórum de Humanização 2018


No dia 08 de Novembro aconteceu no auditório da Faculdade Wenceslau Braz o FÓRUM DE HUMANIZAÇÃO, realizado pela Associação Viva e Deixa Viver em parceria com a Nossa Santa Casa e a MAHLE

Outubro Rosa - Se conheça, Se ame, Se cuide!


A Nossa Santa Casa no mês de Outubro organizou dois eventos relacionados ao Outubro Rosa.

SEMANA DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS


No mês de Setembro realizamos ações sobre a Doação de Órgãos e a Nossa Santa Casa promoveu uma Roda de Conversa

Campanha Adorno Zero


Neste mês de Setembro iniciamos a Campanha Adorno Zero na Nossa Santa Casa.

FEPI REALIZA AÇÃO EM PROL DA NOSSA SANTA CASA


A FEPI, parceira da Nossa Santa Casa, promoveu a capacitação "Líder e Gestor Farmacêutico: os novos desafios da assistência farmacêutica".

PROGRAMA ENERGIA INTELIGENTE


Programa Energia Inteligente da Cemig em parceria com o Governo de Minas Gerais

CAMPANHA JUNHO LILÁS


TESTE DO PEZINHO

Lacre Social


Sua atitude faz a diferença

Aniversário de 121 anos da Nossa Santa Casa


No dia 2 de maio, comemoramos o aniversário de 121 anos de existência da Nossa Santa Casa de Misericórdia de Itajuba.