Santa Casa de Misericórdia de Itajubá

Av. Cesário Alvim, 632, Varginha, Itajubá - MG Cep. 37501-059

SAIBA COMO CHEGAR

Serviços e Informações:

(35) 3629-5600

“Nossa estratégia assegurou passar pela crise com sucesso”

Formada em Enfermagem pela Faculdade Wenceslau Braz, em Itajubá (MG), a superintendente da Santa Casa de Itajubá, Renata Renne Ribeiro Finamor Alvarenga, vem construindo uma trajetória ascendente na Saúde.

A executiva já atuou como responsável técnica no Hospital Santa Lúcia, mas foi por meio de um concurso na Prefeitura Municipal de Poços de Caldas que Renata teve seu primeiro contato com gestão na Saúde.

Fui contratada para gerenciar toda a equipe de Enfermagem em 14 unidades de saúde de Poços de Caldas. Foi a partir dessa experiência que me apaixonei pela área administrativa.”

Em 2005, a executiva se aventurou pelo Estado do Pará, onde atuou também no setor administrativo do Hospital Municipal de Sapucaia/PA. Foi nesse momento também que Renata buscou se especializar em Gestão Hospitalar.

Neste novo cargo, pude realizar muitas melhorias em processos, na infraestrutura e na capacitação da equipe. O público do Hospital é muito carente de um atendimento resolutivo e humanizado. Foi um momento muito feliz da minha vida e a maior realização pessoal de toda minha trajetória.”

Após quatro anos na região Norte, a executiva foi convidada para gerenciar a Enfermagem da Santa Casa de Itajubá. Depois de seis meses vivenciando a nova rotina, Renata se candidatou para um novo processo seletivo interno e foi a partir daí que ela assumiu o posto de superintendência da Instituição, cargo que ocupa até hoje.

É uma honra e uma satisfação muito grande estar à frente da Instituição. É gratificante ter a possibilidade de auxiliar e desenvolver todas as equipes”, ressalta.

Estratégias de combate

Na administração da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá, Renata teve a missão de enfrentar o momento mais difícil de sua carreira: a pandemia da Covid-19. Para isso, a executiva foi em busca de instituições referências do setor para analisar e aprender novas estratégias.

Estivemos em contato com a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais, que agrega 300 instituições filantrópicas. Trocamos experiências e conhecimentos diários no enfrentamento da crise.”

A executiva também apostou na gestão participativa, baseada na escuta de toda a equipe multiprofissional. “Montamos um comitê de crise com apoio de todas as lideranças da Santa Casa de Itajubá que foi fundamental para entender os mais variados indicadores e medir nossos resultados em um geral.”

E foi justamente essa estratégia que garantiu uma das maiores conquistas da Instituição em 2021: o selo de acreditação ONA Nível 1. “Nossa estratégia assegurou que passássemos pela crise com sucesso e ainda transformou completamente nosso sistema de gestão. Esse selo vem chancelar todo o nosso trabalho e abre portas para o crescimento da nossa Instituição.”

No decorrer da avaliação para a conquista da ONA, todas as áreas da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação.

Um Hospital Acreditado é monitorado periodicamente por equipe especializada, credenciada pela ONA o que garante que a instituição está em busca contínua de melhorias e garante assim a segurança e qualidade no atendimento”, ressalta a superintendente.

Questionada sobre como deseja ser lembrada no setor da Saúde, Renata pontua a importância da dedicação. “Temos que entregar o nosso melhor sempre e fazer tudo baseado na ética e transparência. Os resultados precisam ser compartilhados com toda a equipe. O melhor legado é o desenvolvimento que você pode propiciar para os pacientes e colaboradores.”

Fonte: https://grupomidia.com/hcm/renata-alvarenga-da-santa-casa-de-itajuba-nossa-estrategia-assegurou-passar-pela-crise-com-sucesso/ em 09/02/2022.
Outras NotÍcias

Resultado da prova de treinamento em cirurgia geral


Os dois primeiros colocados terão até o dia 23/12/2021 para confirmar sua participação.

CERTIFICAÇÃO ONA - NÍVEL 1


A NOSSA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE ITAJUBÁ RECEBE DA ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO – ONA A CERTIFICAÇÃO NÍVEL 1.

HOMENAGEM DR. GASPAR LISBOA E DR. XAVIER LISBOA


Na manhã do dia 18 de Outubro, Dia do Médico, foi reinaugurada a Sala 1 do Nosso Centro Cirúrgico, totalmente reformada e batizada com o nome do Ilustre Médico, o Senhor Dr. Gaspar Lisboa, avô dos queridos médicos Dr. Nilson Lisboa Mafra e Dra. Lélia Regina Lisboa Rizzi Donato.

Projeto Árvore da Vida


A chegada de um filho é um momento único, que envolve sentimentos e emoções marcantes

Equipe de Ortopedia da Nossa Santa Casa realiza cirurgia de ARTROPLASTIA UNICOMPARTIMENTAL INTERNA


No último dia 26 de outubro de 2020, a Santa Casa de Misericórdia de Itajubá

Edital de capacitacao em Cirurgia Geral


Edital de Regulamentação para seleção de candidatos em regime de Treinamento em Cirurgia Geral - CBC - na Santa Casa de Misericórdia de Itajubá - Ano 2021

PROJETO UTI SANTA CASA


Diante da crise que assola o nosso país, a Nossa Santa Casa apresenta a todos municípios de Itajubá e região, sobre o Projeto da Nossa Nova UTI. Temos uma estrutura física pronta que contempla um andar inteiro do nosso prédio de Internação. Esta área foi finalizada em Dezembro de 2019, através de emenda parlamentar, porém, a verba foi somente para estrutura física, portanto, estamos em busca de recurso para adquirir os equipamentos e credenciar 20 novos leitos de UTI e disponibilizá-los à população.

Nossa Santa Casa realiza treinamento aos colaboradores sobre Brigada de Incêndio


Na semana do dia 25 de Novembro, foi ministrado para os colaboradores da Nossa Santa Casa de Misericórdia de Itajubá, treinamento para os futuros Brigadistas.

Santa Casa recebe duas emendas parlamentares


No dia 16 de Outubro, da Prefeitura de Itajubá, duas emendas parlamentares que foram indicadas para a nossa instituição, uma no valor de Cem mil reais do Deputado Aelton Freitas e outra no valor de Quinhentos mil reais do Deputado Federal Odair Cunha.

Doação de Sangue


No dia 15 de Outubro, as Colaboradoras da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá, Katiany Ribeiro, Brena Kato, Blenda Bernardo e a estagiária da Agência Transfusional Isabelly, foram até Pouso Alegre no Hemominas para doação de Sangue.

Café da manhã - Dia do Médico


No dia 18 de Outubro a Santa Casa com apoio da Lanchonete Santa Casa by Gorgulho e de outros patrocinadores...

Campanha Outubro Rosa


Nos últimos dias, a Fundação Dr Gaspar Lisboa - Fugali da Nossa Santa Casa, realizou a sensibilização da Campanha Outubro Rosa

I Simpósio de Segurança do Paciente da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá


O I Simpósio de Segurança do Paciente da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá, ocorrido na Faculdade Wenceslau Braz, no último dia 14, promovido pelo Núcleo de Segurança do Paciente da Instituição, trouxe importantes contribuições para os participantes da área da saúde, atuantes em ambiente hospitalar.

PARCERIA PARA REFORMA DAS NOSSAS POLTRONAS


Agradecemos o apoio da contadora Elaine Guimarães, da Alpes Contabilidade...

Festa da Nossa Santa Casa em Comemoração ao Aniversário do SASB


No dia 09 de Dezembro, aconteceu no Parque de Exposições Aureliano Chaves, em Itajubá, a grande festa da Nossa Santa Casa em comemoração ao Aniversário do SASB (Serviço de Assistência à Saúde Beneficente).

Fórum de Humanização 2018


No dia 08 de Novembro aconteceu no auditório da Faculdade Wenceslau Braz o FÓRUM DE HUMANIZAÇÃO, realizado pela Associação Viva e Deixa Viver em parceria com a Nossa Santa Casa e a MAHLE

Outubro Rosa - Se conheça, Se ame, Se cuide!


A Nossa Santa Casa no mês de Outubro organizou dois eventos relacionados ao Outubro Rosa.

SEMANA DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS


No mês de Setembro realizamos ações sobre a Doação de Órgãos e a Nossa Santa Casa promoveu uma Roda de Conversa

Campanha Adorno Zero


Neste mês de Setembro iniciamos a Campanha Adorno Zero na Nossa Santa Casa.

FEPI REALIZA AÇÃO EM PROL DA NOSSA SANTA CASA


A FEPI, parceira da Nossa Santa Casa, promoveu a capacitação "Líder e Gestor Farmacêutico: os novos desafios da assistência farmacêutica".

PROGRAMA ENERGIA INTELIGENTE


Programa Energia Inteligente da Cemig em parceria com o Governo de Minas Gerais

CAMPANHA JUNHO LILÁS


TESTE DO PEZINHO

Lacre Social


Sua atitude faz a diferença

Aniversário de 121 anos da Nossa Santa Casa


No dia 2 de maio, comemoramos o aniversário de 121 anos de existência da Nossa Santa Casa de Misericórdia de Itajuba.