CCIH

SOBRE

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH é um órgão que foi criado para atuar com autonomia plena e decidir sobre questões que direta ou indiretamente estejam relacionadas à prevenção e controle de infecções hospitalares.

A comissão revisa seu planejamento anualmente e elabora o Programa de Controle de Infecção Hospitalar (PCIH), com a definição de ações de vigilância epidemiológica, educativas, revisão e elaboração de protocolo, normas, rotinas e auditorias a serem realizadas, além do desenvolvimento de trabalhos em pesquisa.

Os membros executores da comissão são profissionais especializados em prevenção e controle de infecção hospitalar. Atualmente a equipe executora é integrada por um médico infectologista, um médico clínico geral e uma enfermeira. Os membros consultores são profissionais representantes dos diversos setores da instituição, como: Direção-Geral, Administração, Enfermagem, Serviço Médico, Farmácia, Laboratório,

Fisioterapia, Hotelaria e Serviço de Nutrição e Dietética.

Dentre as atividades realizadas pela CCIH, pode-se destacar:

• Vigilância epidemiológica

• Busca ativa nas unidades críticas

• Desenvolvimento de indicadores

• Controle de micro-organismos

• Racionalização de antimicrobianos

• Auditorias

• Educação permanente

• Controle microbiológico e análise físico-química da água

• Cronograma de dedetização, desratização e higienização de caixas d’água

• Cronograma de higienização de aparelhos de ar condicionado e purificadores de ar

• Núcleo de Segurança do Paciente (NSP)