Santa Casa de Misericórdia de Itajubá

Av. Cesário Alvim, 632, Centro, Itajubá - MG Cep. 37501-059

SAIBA COMO CHEGAR

Serviços e Informações:

(35) 3629-5600

Quem Somos

A primeira Santa Casa de Itajubá foi inaugurada em 02 de maio de 1897, antes os serviços prestados eram de responsabilidade da Sociedade Beneficente de Itajubá.

Quando inaugurada essa obra de carinho e amor teve o amparo dos itajubenses. A participação dos itajubenses foi extremamente importante, para que a grande conquista pudesse florescer. Assim mais de 700 associados se comprometeram a auxiliar este grandioso empreendimento, que por mais de 20 anos funcionou sob a direção do medico Dr. Xavier Lisboa.

Havia grande necessidade de expansão da Santa Casa, o espaço era insuficiente e a situação era precária, muitos episódios aconteceram e que comoveram toda a sociedade, unindo todos para que pudessem melhorar a situação. Iniciaram-se nesta época campanhas para que pudessem trazer fundos, e todas as classes sociais foram envolvidas. Quermesses, festas, contribuições em dinheiro, auxílios oficiais, possibilitaram a compra do terreno e a construção da nova Santa Casa, as instalações eram satisfatórias e até mesmo modernas para época, e muitos médicos puderam atuar, possibilitando a assistência à comunidade.

Em 1925, três irmãs foram designadas para presidir a instalação da Santa Casa, por elas seria regido todo o serviço de enfermagem e assistência aos pacientes. Nesta época, todos, médicos, irmãs, enfermeiras e a sociedade trabalhavam com o coração aberto, em prol da caridade. Dessa forma a Santa Casa, graças ao apoio do povo pode se desenvolver e adquirir recursos da época, mantendo uma aparelhagem que possibilitava o atendimento satisfatório.

Em 1945, tendo necessidade de aumentar suas instalações e de separar os casos de maternidade dos demais, foi construída a maternidade que foi chamada de Xavier Lisboa, homenageando assim a caridade do povo, na personalidade desse médico que muito fez pela instituição, o primeiro parto aconteceu em 2 de maio de 1947.

Em 1977, houve outros melhoramentos entrosados nesta cadeia desenvolvimentista da Santa Casa, à construção e inauguração de um novo bloco. Servido por elevadores, com 6 andares onde englobava um novo Centro Cirúrgico, salas especializadas, serviço modelar de atendimento pediátrico, sala de recuperação e tratamento intensivo, excelentes e arejadas enfermarias para homens e mulheres, farmácia, quartos de apartamento, salão de reunião, assim a Santa Casa acompanhava o progresso da nossa querida cidade, Itajubá.

Do passado até o presente muito se criou, e pessoas de responsabilidade, como por exemplo, um dos maiores benfeitores da Santa Casa, Dr. Wenceslau Braz Pereira Gomes, com o coração aberto tiveram empreitadas de grande alcance social, a Santa Casa os teve e os têm com o reconhecimento de seus grandes esforços. E hoje nós, como continuadores dessa grande obra, devemos mesmo com dificuldades, buscar assim como eles, o melhor, para que possamos continuar sempre de portas abertas para a população itajubense e região, oferecendo refúgio, conforto e salvação para tantos necessitados.