Santa Casa de Misericórdia de Itajubá
Av. Cesário Alvim, 632, Varginha, Itajubá - MG Cep. 37501-059
Serviços e Informações:
(35) 3629-5600
A Santa Casa de Misericórdia de Itajubá disponibiliza a comunidade uma rica fonte de informações para pesquisas, que é o Serviço de Arquivamento Médico e Estatístico (SAME), que atua colaborando na missão da Instituição de bem servir na prestação de assistência médica com eficiência e qualidade a toda sociedade.
O SAME é um serviço imprescindível da Nossa Santa Casa, permitindo estimar o valor do trabalho profissional e o grau de eficiência com que são tratados os clientes que recorrem ao mesmo. Esse serviço se entrosa com os demais setores técnicos e administrativos da instituição, colaborando no aprimoramento da assistência prestada ao paciente.
O Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) é responsável pela organização, guarda e preservação de prontuários médicos, o que permite a sua rastreabilidade sempre que necessário.
É o SAME que localiza, fornece e arquiva prontuários, mantendo o controle de saída e devolução daqueles fornecidos para consultas pelas unidades do hospital. Ainda, recebe, revisa e ordena os prontuários de pacientes que têm alta hospitalar.
O SAME tem como função elaborar os indicadores estatísticos no âmbito técnico e de produção/produtividade, com o objetivo de avaliar a demanda e o desempenho da unidade hospitalar.
O Serviço mantém um arquivo nosológico (com índice de doenças) e codifica diagnósticos existentes no prontuário. Desta forma, contribui para o aprimoramento constante da assistência prestada ao paciente.
O Prontuário Médico é um importante conjunto de documentos padronizados, ordenados e concisos, destinados a registrar todas as informações referentes aos cuidados da equipe multiprofissionais prestados ao paciente.
Todas as informações sobre a assistência prestada ao paciente na Santa Casa de Misericórdia de Itajubá são confidenciais e protegidas por legislação vigente.
SOBRE OS SERVIÇOS DO SAME:
HOÁRIO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO:
Segunda à Sexta-feira dás 07h00min às 17h00min.
CONTATO PARA PÚBLICO:
Telefone (35) 3629-5600.
SERVIÇOS FORNECIDOS AOS PACIENTES:
Cópia do prontuário original;
Laudo e resultado de exames de prontuários de pacientes internados.
FORMAS DE SOLICITAÇÃO:
Pacientes que residem em Itajubá, Minas Gerais e em outras cidades, devem realizar a solicitação e a retirada pessoalmente na Recepção Central da Instituição.
PRAZO DE ENTREGA:
Cópia do prontuário original – 15 (quinze) dias corridos.
FORMA DE PAGAMENTO:
Pagamento realizado somente em dinheiro (espécie);
Não aceitamos nenhum tipo de cartão de crédito ou débito, bem como não é aceito cheque.
O pagamento deve ser realizado diretamente na Tesouraria da Instituição.
LEGITIMADOS HABILITADOS A SOLICITAR E RETIRAR A DOCUMENTAÇÃO E EXAMES:
PRÓPRIO PACIENTE MAIOR DE 18 ANOS - Mediante apresentação de documentação oficial com foto (RG, CNH ou Carteira de trabalho);
PACIENTE MENOR DE 18 ANOS – Pelo representante legal, com a certidão de nascimento do paciente e/ou RG, a certidão de casamento e documento oficial com foto dos pais. Caso divorciado o requisitante deve ser o que detém a guarda, apresentando também documento oficial de guarda;
PACIENTE INTERDITADO – Pelo curador ou procurador devidamente constituído, apresentado documento oficial de curatela ou procuração, todos os casos com apresentação de documentos oficial com foto do solicitante e do paciente;
PACIENTES QUE VIERAM A ÓBITO - Obrigatório o documento oficial com foto do paciente, certidão de óbito, documentos pessoais do legitimado e/ou documentos comprovando grau de parentesco até segundo grau e/ou oficio comprovando ser o inventariante;
SOLICITAÇÃO E/OU RETIRADA FEITA POR CÔNJUGE – Apresentação da certidão de casamento, documento oficial com foto de ambos, e caso necessário para comprovação de união estável, documento oficial com foto do paciente, do cônjuge, comprovante de endereço dos últimos 02 meses no nome de ambos, e caso tenha certidão nascimento de 01 filho;
ADVOGADOS e/ou ESCRITÓRIOS - Apresentação de procuração simples, cópia do documento oficial com foto do paciente e a OAB do advogado (a), caso o advogado (a) tenha substabelecido, serão necessárias as documentações citadas, juntamente com o substabelecimento com reconhecimento de firma e o documento oficial com foto do substabelecido;
Qualquer outro requisitante que não se enquadre nos legitimados acima, poderá retirar as cópias somente mediante a apresentação de Procuração Pública e específica.
LOCALIZAÇÃO ATENDIMENTO:
Recepção Central, localizada no térreo frente ao Laboratório de Análises Clínicas.
OBSERVAÇÃO:
Não há a possibilidade de gravar em CD e/ou qualquer outra mídia a cópia do prontuário;
Bem como o mesmo não tem a possibilidade de ser enviado por e-mail.
VOCÊ SABIA?
Que o prontuário médico do paciente é o conjunto de documentos, onde constam todos os relatos e evoluções médicas e de enfermagem da vida clínica do paciente?
Que o prontuário possui um valor imensurável para a instituição, para o paciente, para membros da equipe médica e de enfermagem, para o ensino, pesquisa e extensão?
Que o prontuário deve receber total atenção e zelo ao ser manuseado?
Que o SAME da Nossa Santa Casa abriga em seus arquivos cerca de 300.000 mil prontuários cadastrados e mais de 4.000.000 de atendimentos registrados?