Agência Transfusional

SOBRE

A Agência Transfusional é uma Unidade Hemoterapica que tem como função, armazenar sangue e seus derivados, realizar exames imuno-hematólogicos pré transfusionais, liberar e transportar os produtos sanguíneos para as transfusões nos setores do Complexo Hospitalar.

A Agência Transfusional é responsável pelo atendimento transfusional, são realizados procedimentos pré- transfusionais para garantir a segurança do receptor, presta atendimento durante 24 horas.

A Agência Transfusional da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá mantém um cadastro de doadores de sangue e conta com parcerias das empresas e instituições educacionais que através da conscientização e fidelização da doação voluntária tem colaborado na manutenção periódica de doadores de reposição semanalmente e em coletas relâmpagos nos períodos de baixo estoque.

Para manter o estoque de bolsas de sangue e garantir atendimento aos pacientes necessitados, temos a responsabilidade de  enviar ao Hemocentro Regional de Pouso Alegre (HEMOMINAS), no mínimo quinze doadores para reposição, semanalmente.

O captador da Agência faz contato pessoal e/ou telefônico com familiares ou responsável pelo paciente (receptor), orientando sobre o número de doadores de reposição a serem providenciados para cada bolsa de hemocomponente transfundido.

É muito importante a conscientização e colaboração de doadores.

Para doar sangue é necessário

• Estar bem de saúde;

• Trazer documento de identidade;

• Ter idade entre 18 e 65 anos; (Jovens de 16 e 17 anos com autorização dos pais e acima de 65 anos que já tenha feito doação de sangue)

• Ter peso acima de 50kg;

• Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

• Ter pressão arterial normal;

• Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

• Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;

• Evitar alimentos gordurosos;

• Nunca doar sangue em jejum;

Quem não pode doar sangue?

• Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade;

• Mulheres que estejam amamentando até o sexto mês;

• Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como: HIV, HEPATITE, SÍFILIS E DOENÇA DE CHAGAS;

• Quem teve contato sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses;

• Usuários de drogas.