Av. Cesário Alvim, 632, Varginha, Itajubá - MG Cep. 37501-059

Agência Transfusional

A Agência Transfusional é um setor da Nossa Santa Casa que assume a responsabilidade de promover transfusões seguras aos nossos pacientes, através de testes pré-transfusionais e procedimentos técnicos validados por fiscalização competente e realizados de forma adequada, criteriosa e com qualidade. É responsável também por conscientizar aos familiares dos Pacientes quanto à importância da doação de Sangue. Consequentemente, promovendo a regularização do estoque de Sangue e dessa forma facilitando a disposição de bolsas para as Transfusões.

Sobre o Agendamento:

Para doação de sangue em Itajubá, deve-se encaminhar os dados de agendamento para Agência Transfusional da Santa Casa de Itajubá. Desta forma é necessário o comprometimento ao confirmar seu agendamento, não faltar no dia da doação para não comprometer os horários, afinal estamos contando com vocês. ☑️

Para realização do agendamento 📆 é necessário:

Nome completo

RG

Data de nascimento.

🚫 Caso necessite desmarcar, deverá entrar em contato com a Agência Transfusional da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá pelo menos até dois dias que antecedem a sua doação de sangue.

O PACE - Posto avançado de coleta externa - Itajubá/Hemominas fica localizado: na Policlínica da Varginha (Av. Henriqueto Cardinali, s/n – bairro Varginha)

Sobre as Condições e restrições para doação:

Deve-se ser lida indicando uma triagem inicial para sua doação de sangue, porém ela não descarta a pré triagem que é feita no dia da doação.

Após ler, caso estiver dentro das condições, deverá reunir os dados dos doadores para que possa ser realizado o agendamento. 📆

As doações são todas as Quintas-Feiras na parte da manhã na Policlínica do bairro Varginha, em Itajubá e devem ser agendadas pela Agência Transfusional da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá.

Sobre Atestado:

📋 O PACE Itajubá fornece atestado do dia para quem conseguiu doar.

E para aqueles que não conseguiram, fornecem o atestado do horário, que estiveram na instituição.

📝 A Lei 1.075 de 27 de março de 1950, dá direito a dispensa do ponto, no dia da doação de sangue para o funcionário público civil de autarquia ou militar. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê em seu artigo 473, que o empregado poderá de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.

️🩸 As regras para doar sangue associadas à Covid-19 mudaram.

Conheça as atualizações:

Covid-19: aguardar 10 dias após a melhora completa dos sintomas para doar. Casos graves poderão ter um prazo maior em virtude das complicações associadas à doença.

Pessoas que testaram positivo, sem ter apresentado sintomas, devem aguardar 10 dias após a coleta do exame.

Profissionais de saúde que fizeram uso contínuo e correto de EPIs, durante atendimento a pacientes com Covid-19, podem doar.

Contato próximo com pacientes com Covid-19 durante o período de transmissão (primeiros 10 dias da doença), aguardar 7 dias após o último contato para doar (inclui contato sem utilização de máscaras pelo paciente e contatante, contato físico direto, residir em mesma casa/ambiente).

Após sintomas respiratórios associados à febre (temperatura axilar ≥38,0°C), sem testagem para Covid-19, aguardar 14 dias para doar.

Após sintomas respiratórios, na ausência de febre (temperatura axilar ≥38,0°C), sem testagem para Covid-19, aguardar 10 dias para doar. Se houver testagem negativa no 5° dia, poderá ser liberado para doar após 24 horas sem sintomas e sem uso de antitérmicos.

💐O nosso agradecimento especial em nome dos pacientes da Nossa Santa Casa!

Não esqueça de no dia da doação:

Levar documento com foto.

Tomar café da manhã reforçado (livre de gorduras e frituras)

Dizer o nome do paciente da reserva cirúrgica ou aquele que utilizou as bolsas. E dizer que é para a SANTA CASA DE ITAJUBÁ (Importante dizer, senão sua doação irá para outra instituição).

Clique aqui para ler as condições e restrições

📣AJUDE-NOS A DIVULGAR ESSA BOA AÇÃO!!

Contatos: agencia.transfusional@santacasaitajuba.com.br

WhatsApp: (35) 9 9985-1912