Serviço de Nutrição e Dietética
Sobre

O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá é responsável por produzir e distribuir todos os alimentos fornecidos para pacientes, acompanhantes e funcionários. Nosso principal objetivo é oferecer uma alimentação adequada e equilibrada, com especial atenção na higiene e segurança alimentar. Para isso, a instituição tem investido na qualificação de colaboradores do serviço de nutrição periodicamente, através de cursos de boas práticas para manipuladores de alimentos. A capacitação tem como principal objetivo o conhecimento de medidas preventivas para controle dos perigos potenciais em alimentos.

Equipe

Nossa equipe é composta por 3 nutricionistas, sendo uma responsável pelo setor de produção, 1 pelo setor de nutrição clínica, e 1 pelo setor de hemodiálise ; quatro cozinheiras e 11 copeiras que realizam a produção e a distribuições de todas as refeições dentro do ambiente hospitalar. O setor produz em média 160 refeições/dia.

O cardápio

O cardápio hospitalar é planejado e elaborado semanalmente pela nutricionista Tatiany Alkmin Rodrigues, sendo composto de prato principal (carnes ou derivados), prato base (arroz e feijão), guarnição e saladas. Diariamente os pacientes recebem em média 5 refeições conforme prescrição médica ou nutricional. Nosso compromisso é atender as necessidades dos clientes que precisam não só da alimentação balanceada, mas também do carinho e a atenção.

Pacientes em Terapia Nutricional

Todos os pacientes em Terapia Nutricional (uso de sondas para alimentação, nutrição parenteral e suplementos nutricionais) são avaliados e acompanhados diariamente nas clínicas médica, cirúrgica, maternidade e unidade de terapia intensiva, pela Nutricionista Viviane Satyro Mota, que realiza desde as prescrições até as orientações de alta.

Já a nutricionista Elaine Valéria Fernandes, responsável pelo setor de Hemodiálise, faz as orientações aos pacientes e familiares quanto ao tratamento dietoterápico bem como a importância deste para a manutenção do bem-estar do paciente.

A sinergia entre as áreas de produção e clínica permite atingir um alto índice de satisfação dos clientes, garantindo uma alimentação sadia e de qualidade.

Os horários de funcionamento do setor são:

Café da manhã das 7:45h às 08:45h;

Almoço das 11:30h às 12:30h;

Café da tarde das 14:00h às 15:00h;

Jantar das 17:45h às 18:30h para os pacientes, e as 20:30h as 23h para funcionários;

Ceia à partir das 20:00h;